Bem vindo (a)!
Estudos Bíblicos & Persas é uma iniciativa de popularização e divulgação de História. Do lado judaico-cristão, o projeto é dedicado ao estudo acadêmico de temas relacionados à Bíblia Hebraica, ao Intertestamento e ao Novo Testamento; do lado persa é dedicado ao estudo do zoroastrismo, da literatura apocalíptica persa e às relações entre persas, judeus, cristãos e suas tradições e histórias na antiguidade. Em ambos os casos a iniciativa lida com textos e contextos religiosos de uma perspectiva acadêmica, o objetivo não é confirmar ou descreditar questões de fé, mas tornar as reflexões dessas áreas acessíveis ao público não especializado.
Por que o Elefante?
Elefantes aparecem nos livros deuterocanônicos de Primeiro e Segundo Macabeus (1 Mc 1.17, 2 Mc 13.15), integrantes do cânone da "Bíblia Católica". Esses animais eram adestrados para a guerra e se tornaram símbolo do poder dos Selêucidas, governantes da Judeia (200 a.C.) e de boa parte do então Império Persa a partir da conquista da Babilônia por Seleuco I Nicátor em 312 a.C. Numa cena épica, porém triste, da batalha de Bet-Zacarias (162 a.C.), Primeiro Macabeus narra o ato heróico do judeu Eleazar, adquirindo "nome eterno" ao morrer após golpear por baixo um elefante, que caiu por cima dele (1 Mc 6.28-47).
O elefantinho adorável representa a mistura de temas que Estudos Bíblicos & Persas pretende abordar. A gravura é do pintor holandês Leo Gestel, 1935.
Quem está nos bastidores?
Rodrigo Nunes do Nascimento, licenciado, bacharel e mestre em História pela Universidade de Brasília. Possui especialização em Profetismo e Apocalíptica pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor de História da SEEDF. Atualmente é doutorando em Metafísica na Universidade de Brasília.